no script Indústrias cearenses são atendidas pelo programa Design Export - SENAI/CE - Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial
telefone(85) 4009.6300

Indústrias cearenses são atendidas pelo programa Design Export

13/12/2016 - 14h12

Seis indústrias cearenses foram selecionadas para participar da segunda edição do programa Design Export, uma realização da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) em parceria com o Centro Brasil Design (CBD). Serão beneficiadas ao todo 108 empresas de todo o país. O programa oferece apoio técnico e financeiro para o desenvolvimento de produtos e embalagens de bom design voltados ao mercado internacional. Na edição anterior, o Ceará não havia sido contemplado.   

O empresário Paulo Carvalho, da Caju Cardeal, tomou conhecimento do programa pela FIEC e não hesitou em candidatar-se à seleção. O objetivo da empresa, segundo ele, é adequar as embalagens dos produtos ao mercado externo para impulsionar as exportações. Hoje, a empresa ainda não exporta, mas a ideia do empresário é, em breve, ingressar no mercado internacional para tornar o seu negócio mais competitivo.

“Precisamos de adequação tanto estética, visual, quanto técnica, funcional. Estamos muito satisfeitos porque, pelo porte do meu negócio, não teríamos condições sem a ajuda do programa de bancar uma consultoria para ter esse serviço”, afirmou.   

A Movenord é outra empresa selecionada para o projeto. O empresário Fernando Santos diz que a empresa está focada em ganhar espaço no mercado internacional e o design é fundamental. “Alguns países querem adaptações ao nosso produto. Para sermos competitivos temos que buscar esse diferencial”, opina.

Além da Caju Cardeal e a Movenord, as outras empresas cearenses participantes do projeto são Jacaúna Móveis, Osterno Móveis, Redes Isaac e Ramalho Têxtil.  

O Centro Internacional de Negócios da FIEC foi a entidade local que articulou a divulgação do programa entre as indústrias cearenses, tendo promovido um evento de lançamento do programa em agosto. O objetivo do Design Export é levar para a indústria nacional uma metodologia simples, didática e objetiva que orienta a empresa a inserir a inovação como parte do processo de desenvolvimento de novos produtos e embalagens utilizando o design como uma das ferramentas.   

Para executar o programa no Ceará, a Apex-Brasil e o CBD credenciaram o Centro de Excelência em Tecnologia e Inovação do SENAI – CETIS. Os consultores orientam os empresários em todas as etapas do processo de desenvolvimento do novo produto ou embalagem, subsidiando-os com a informação e o apoio necessários à gestão do processo e contribuindo para diminuir os riscos de lançamento da inovação no mercado.

O projeto é baseado na metodologia Design na Prática©, que visa facilitar a inserção do design nas indústrias e alavancar uma postura empresarial inovadora. A metodologia do programa Design Export é acessível e clara permitindo que a empresa seja orientada a descobrir o passo a passo para o desenvolvimento de soluções inovadoras e de bom design, e assim possa fazê-lo constantemente e de forma autônoma.

Acompanhe o Sistema FIEC nas redes sociais:

SENAI - Departamento Regional do Ceará | CNPJ: 03.768.202/0001-76
Av. Barão de Studart, 1980 - 1º andar - Aldeota - Fortaleza/CE - CEP: 60.120-024
Política de Privacidade & Copyright
Balão de Chatbot
whatsapp-icon