Paulo André Holanda, Diretor do SENAI Ceará e Superintendente do SESI Ceará, participa de reunião no Ministério da Ciência e Tecnologia e Inovação (MCTI)
Cumprindo agenda em Brasília, alinhado com as diretrizes do Presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), Ricardo Cavalcante, o Diretor Regional do SENAI Ceará e Superintendente Regional do SESI Ceará, Paulo André Holanda, participou, nesta terça-feira (27/02), de reunião no Ministério da Ciência e Tecnologia e Inovação (MCTI), com objetivo de apresentar o potencial dos projetos realizados e em andamento do SESI e do SENAI Ceará nas áreas de tecnologia e inovação.
Na ocasião, Paulo André Holanda foi recebido pelo Diretor do Departamento de Programas de Inovação e Tecnologia do MCTI , Osório Coelho, onde apresentou o importante instrumento de inovação desenvolvido pelo SENAI Ceará, o capacete de respiração ELMO, já consolidado e premiado, que salvou muitas vidas, além de outros importantes projetos na área de inovação em desenvolvimento no Instituto SENAI de Tecnologia (IST) e no Centro de Inovação SESI (CIS), como o Detector de Batimentos Cardíacos Fetais em parceria com a Hapvida, o Biodigestor com a empresa 3E Engenharia, e ainda o Projeto Retina Fácil com parceria da Impacto Proteção e a Unichristus. Todas essas empresas já estão instaladas no Habitat de Inovação do SESI SENAI Ceará. Além desses, foram citadas mais de 80 inovações desenvolvidas no instituto nos últimos 2 anos.
“Fiquei impressionado com o desenvolvimento tecnológico dos produtos que foram apresentados pelo Instituto Senai de Tecnologia (IST) e pelo Centro de Inovação do SESI (CIS) Ceará. É muito interessante saber que o Ceará está em um nível de maturidade tecnológico muito avançado em projetos que com certeza terão um impacto muito positivo para o país. Reunião muito proveitosa", ressaltou Osório Coelho.
“Uma reunião extremamente importante e oportuna, pois o Diretor de Inovação do Ministério da Ciência e Tecnologia pôde constatar a quantidade de inovações por meio de novos projetos que podem atender diretamente não só os industriais como também uma população com assertividade e com um retorno imediato, para que possa aumentar a produtividade da indústria e principalmente a competitividade. Isso é muito importante, pois ouvir do Diretor que embora o país tem poucos recursos para investir em inovação, a gente vê no Ceará um estado pujante e com comprovadas entregas para a indústria e para a sociedade. Então isso me deixou extremamente feliz”, ressaltou Paulo André Holanda.
Dentre os encaminhamentos, ficou alinhado que o MCTI fará uma articulação para que o SESI e o SENAI Ceará possam apresentar os projetos desenvolvidos e em andamento na Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP), no Rio de Janeiro.
Foto: Felipe Barros Leal Rocha