Centro de Excelência para Transição Energética recebe novos equipamentos de hidrogênio por meio da parceria entre o SENAI Ceará e a Agência de Cooperação Alemã
Com inauguração marcada para o dia 5 de março, o Centro de Excelência para Transição Energética Jurandir Picanço Jr, novo equipamento da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), recebeu, na última terça-feira (27/02), bancadas didáticas que serão utilizadas para estudos relacionados à produção de hidrogênio. Os aparelhos foram entregues na unidade do SENAI da Barra do Ceará pelos engenheiros empresa alemã Heliocentris, Ali Güleryüz e Stephan Macher. O professor do SENAI Ceará, Swytz Tavares, e a assessora do SENAI para Transição Energética, Isabela Maciel, acompanharam o processo.
Por meio da parceria entre o SENAI e a Agência de Cooperação Alemã (GIZ), foram importadas da Alemanha mais três bancadas Fuel Cell Automative Trainer, duas bancadas Fuel Cell Trainer e um equipamento Hybrid Energy Lab System, que permitirá a realização de testes de eficiência, temperatura e pressão em maior escala para pesquisa aplicada de sistemas de bateria e célula de combustível.
Os aparelhos farão parte do laboratório de hidrogênio do Centro de Excelência para Transição Energética Jurandir Picanço Jr, que demonstrará a geração do combustível a partir da eletrólise da água, a conversão em energia elétrica por meio da célula a combustível e a utilização do hidrogênio em veículos.
*Fotos: Isabela Maciel