SENAI Ceará participa de treinamento em bancadas didáticas de Hidrogênio Verde com empresa alemã Heliocentris
Especialistas do SENAI Ceará concluíram, nesta quarta-feira (28/02), um treinamento para a utilização de bancadas didáticas de Hidrogênio Verde com a empresa alemã Heliocentris Academia International, fabricante dos equipamentos. Fruto da parceria entre instituições de ciência e tecnologia do Brasil e a Agência de Cooperação Alemã (GIZ), a atividade contou com a participação do do Integrante da Assessoria Técnica para Transição Energética do SESI SENAI Ceará, Felipe Frutuoso, do Especialista Técnico do SENAI Ceará, José Filho, e o Professor do SENAI da Barra do Ceará, Cláudio Furtado. O Coordenador do projeto H2Brasil, Klaus-Peter Albrechtsen, e o Especialista Lothar Hoppe conduziram a formação.
Ao longo de três dias, os profissionais aprenderam sobre o funcionamento das bancadas didáticas da Heliocentris, que possuem tecnologias para demonstrar como as energias solar e eólica se integram à produção, ao armazenamento, à distribuição e às aplicações do Hidrogênio Verde. Os equipamentos são usados pelos alunos do curso de Segurança Aplicada ao Armazenamento e à Distribuição de Hidrogênio Verde, promovido pelo SENAI Ceará com o objetivo de preparar profissionais para o mercado de Energias Renováveis.
“O SENAI Ceará, seguindo as diretrizes do seu Diretor Regional, Paulo André Holanda, e do Presidente da FIEC, Ricardo Cavalcante, se antecipou às demandas de mercado e já forma mão-de-obra para a reindustrialização verde pela qual o mundo está passando, fato ainda mais marcante para o nordeste brasileiro e para o Ceará, que está recebendo investimentos bilionários para desenvolver a indústria de energias renováveis e hidrogênio verde. Com esse treinamento, vislumbramos a utilização das bancadas também para outras áreas técnicas e inclusive para o Novo Ensino Médio em Energias Renováveis”, destaca Felipe Frutuoso.
O treinamento faz parte da programação de encerramento do programa H2Brasil, que reúne os departamentos regionais do SENAI do Ceará, Rio Grande do Norte, Bahia, São Paulo, Paraná e Santa Catarina. Iniciado em 2021, o projeto tem como objetivo expandir o mercado de Hidrogênio Verde no país. A iniciativa será finalizada oficialmente em solenidades marcadas para os dias 29/02 e 01/03, com a presença do Diretor Geral do SENAI nacional, Gustavo Leal, e do Superintendente de Relações Internacionais da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Frederico Lamego.
Durante os eventos, o Diretor Regional do SENAI Ceará e Superintendente do SESI Ceará, Paulo André Holanda, e a Assessora do SENAI para Transição Energética, Isabela Maciel, apresentarão os resultados obtidos pelo SENAI Ceará no programa e farão o convite para a inauguração do Centro de Excelência para Transição Energética Jurandir Picanço Júnior, no dia 5 de março. O novo equipamento da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) disponibilizará um moderno portfólio de treinamentos sobre hidrogênio, energia eólica, energia solar e distribuição de energia. O espaço ainda contará com uma infraestrutura de tecnologias de alto nível para atender a demanda de formação profissional na indústria de hidrogênio verde.
*Foto: Hugo Agra/Confederação Nacional da Indústria