Paulo André Holanda participa de Seminário Internacional SESI de Educação em Brasília
Esta quarta-feira, 28, marcou o início do Festival SESI de Educação 2024, em Brasília (DF). A programação, que acontece no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade, foi iniciada, ainda pela manhã, com o Seminário Internacional SESI de Educação.
A abertura foi feita pelo Diretor Superintendente do Departamento Nacional do SESI, Rafael Lucchesi, e pelo Presidente do Conselho Nacional de Educação, Luiz Roberto Liza Curi. Em debate, o sistema educacional no país, com todos os seus desafios e impactos no desenvolvimento social e econômico - com foco no Plano Nacional de Educação (PNE). Segundo o Superintendente Regional do SESI Ceará e Diretor Regional do SENAI Ceará, Paulo André Holanda, presente no evento, é preciso seguir investindo para que haja evolução nos índices educacionais do Brasil.
“Acredito que estamos no caminho certo, que é um momento importante, em nosso país, e que é preciso haver diálogo para que as políticas públicas funcionem. Aqui, hoje, estavam várias entidades públicas e privadas, no debate sobre o que precisa ser feito para avançarmos em nosso modelo nacional de educação. Essa meninada é o futuro no nosso país. Só poderemos construir um país rico e forte por meio da educação”, comentou.
Entre os painelistas do seminários, participaram: Alice Andres Ribeiro, CEO e Diretora de Articulação do Movimento pela Base; Maria Helena Guimarães, Cátedra do Instituto Ayrton Senna de Inovação em Avaliação Educacional (IEA-USP) e Vice-Presidente do Conselho Estadual e Educação de São Paulo; Maurício Holanda, Secretário de Articulação Intersetorial e com os Sistemas de Ensino (MEC); Pilar Lacerda, Pesquisadora associada ao DGPE-FGV RJ e Consultora Pedagógica na Lekto; Hélvia Paranaguá, Secretária de Educação do DF; Patrícia Barcelos, Diretora de Políticas e Regulação da Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (MEC); e Leonardo Lapa, Gerente de Educação Básica do SESI.
Também esteve presente no seminário a Gerente da Unidade de Educação e Cultura do SESI Ceará, Ana Paula Henrique Pinho.
Enquanto isso…
Paralelo ao seminário, as equipes de robótica começaram o processo de “check-in” no evento, com a montagem de seus PITs, dentro da programação do Torneio SESI de Robótica, etapa nacional. O Ceará está representado por 16 equipes, nas quatro categorias - FIRST® LEGO® League Challenge (FLL), F1 in Schools, FIRST® Tech Challenge (FTC) e FIRST® Robotics Competition (FRC).
> Saiba quais são as equipes cearenses que competem em Brasília <
O Festival SESI de Educação 2024 acontece de 28 de fevereiro a 2 de março, é um evento gratuito e aberto ao público, reunindo equipes de robótica de todo o Brasil. São mais de 2 mil estudantes, de 9 a 19 anos de idade. Como nas edições anteriores, o primeiro dia de evento também é marcado pela Festa da Amizade, um momento de descontração, com muita música, para incentivar o espírito fraterno entre os competidores e levantar a energia dos participantes para os dias seguintes, quando a competição ganha todo o foco das atenções.
O que vem por aí
Nos próximos dias, os PITs serão abertos à visitação do público visitante e as competições começam a definir a classificação das equipes. Você pode acompanhar toda a programação, clicando AQUI.
Para ficar por dentro dos bastidores das equipes do SESI Ceará, acesse nossos perfis no Instagram: SESI Ceará e Escolas SESI SENAI Ceará.