SENAI Ceará, em parceria com o Iprede, forma turma de mulheres no curso de Salgadeiro
"Esse curso chegou para mim na hora que eu estava precisando", declarou Antônia Creusa, uma das alunas. "Eu estava passando por uma depressão, depois de ter sido vítima de bala perdida. No curso, pude esquecer um pouco das dificuldades da vida e focar em algo novo, além de conhecer minhas novas colegas. Atualmente, estou fazendo salgadinhos e pratinhos para vender na calçada de casa e na igreja. O curso, com certeza, veio para melhorar a minha vida", afirmou.
Na tarde desta terça-feira (27/02), o SENAI Ceará, em parceria com o Iprede, formou mais uma turma de salgadeiro, em um curso profissionalizante de 160 horas. O SENAI, juntamente com o Iprede e com o apoio da M.Dias Branco, que fez doações de biscoitos para o lanche das alunas e de insumos para as aulas práticas, estão constantemente estimulando o empoderamento feminino, por meio da educação, visando o desenvolvimento pleno de seus potenciais, promovendo inclusão tanto produtiva quanto social.
“Eu agradeço a todos do SENAI, Iprede e M. Dias Branco por ter tido a oportunidade de fazer esse curso, aprender tanto sobre diferentes formar de fazer salgado. Pretendo levar todos os conhecimentos e empreender em uma pequena lanchonete na minha nova casa que será em Porto Velho, afirmou Karla Freire, aluna.
Já a professora, Sávia Montenegro afirmou que cada turma foi especial e que é fácil testemunhar o progresso de cada um. “A conclusão de cada turma traz sentimentos mistos de saudade e entusiasmo para novos desafios. A busca por qualificação é fundamental, não apenas para obter certificações valorizadas, mas também para adquirir conhecimentos essenciais diante dos desafios do mercado”, disse.
“A potência e felicidade da parceria entre Senai e Iprede ultrapassa a concepção da ideia onde se materializa na transformação social por meio do fortalecimento de mulheres em vulnerabilidade, como visto na finalização do curso de salgadeiro, onde mais que salgados estas mulheres estão produzindo e promovendo sonhos em realidade. Parcerias como está nos fazendo acreditar que o amanhã sempre pode ser melhor que o hoje”
João Furtado, Coordenador institucional e trajetória da mulher do IPREDE
“Buscar uma transformação de vida é alcançável através da transposição de experiências, frequentemente iniciada com cursos de qualificação profissional oferecidos pelo SENAI. Esses cursos, vão além das habilidades técnicas, abordando aspectos emocionais e de empreendedorismo. Permitem não apenas compreensão técnica, mas também a aplicação prática desses conhecimentos na vida diária, seja criando um negócio em casa ou explorando oportunidades locais de comercialização. É uma jornada que transcende o profissionalismo técnico, influenciando positivamente diferentes aspectos da vida”, finalizou a Gerente da unidade do SENAI Centro, Alcilane Mota.