Presidente da FIEC inaugura Centro Tecnológico da Cadeia Têxtil e a Oficina de Máquinas Eletrônicas no SENAI Parangaba
Na manhã desta segunda-feira (04/03), o Presidente da FIEC, Ricardo Cavalcante, inaugurou dois importantes espaços, no SENAI Parangaba, em Fortaleza. O Centro Tecnológico da Cadeia Têxtil (CTCT) e a Oficina de Máquinas Eletrônicas.
Centro Tecnológico da Cadeia Têxtil - CTCT
Acompanhado por Presidentes de sindicatos ligados à indústria têxtil, Cavalcante ressaltou a importância do CTCT para a cadeia produtiva:
“Com este Centro de Treinamento, o SENAI Ceará está dando um importante passo rumo ao futuro do setor têxtil em nosso estado, consolidando o compromisso do Sistema FIEC com a excelência, a inovação e a competitividade no ambiente industrial cearense. Aqui, as empresas cearenses do setor têxtil irão compartilhar suas experiências mais transformadoras, em um intercâmbio constante e virtuoso com outros centros de formação do SENAI em todo o país, as universidades mais relevantes e os institutos de pesquisa e desenvolvimento mais avançados”.
O CTCT ganhou o nome de Ana Amélia Bezerra de Menezes e Souza, que foi diretora da Têxtil Bezerra de Menezes, empresa dirigida por seu pai, Ivan Rodrigues Bezerra - ex-Presidente do Sindtêxtil-CE, ex-Vice-Presidente da FIEC e ex-Secretário Estadual de Desenvolvimento Econômico do Ceará. Para receber a homenagem, esteve presente na cerimônia Ivan Rodrigues Bezerra Filho, irmão de Ana Amélia e que também presidiu o Sindicato, entre os anos de 2009 e 2011.
“Agradeço por essa homenagem feita à minha irmã que, infelizmente, nos deixou muito cedo, mas era uma pessoa que vibrava e amava o setor têxtil como ninguém. Em pouco tempo, ela fez total diferença nos caminhos que ela traçou, sendo reconhecida em várias homenagens. Agradeço à FIEC, através do meu amigo Ricardo Cavalcante, pela justa homenagem”, discursou Ivan, Presidente da TBM Têxtil.
Para o Presidente do Sinditêxtil-CE, Leandro Pereira, o CTCT desempenhará um papel fundamental para o Ceará. “Este equipamento possibilita a formação de mão de obra para as indústrias têxteis aqui instaladas, como, também, pode ser usado para desenvolvimento de novos produtos, desde os fios até tecidos, evitando, assim, que as empresas interrompam seus processos para fazer essas experiências em suas máquinas. Além disso, é possível fazer parcerias com as universidades para que os estudantes do curso de moda possam utilizar nosso centro para externar seus talentos e, dessa forma, venham fomentar a indústria da moda cearense no Brasil e no mundo”, disse.
Os convidados fizeram uma visita guiada ao Centro Tecnológico.
Oficina de Máquinas Eletrônicas
Do setor têxtil para o de confecções: também inaugurada na manhã de hoje, a Oficina de Máquinas Eletrônicas do SENAI Parangaba foi criada, a partir de uma demanda expressa pelo Sindconfecções-CE e pelo Sindroupas-CE, para reforçar a capacitação de profissionais e o atendimento à indústria têxtil cearense na manutenção deste tipo de equipamento.
“Aqui, estão os melhores equipamentos e laboratórios; investimos também na qualificação dos nossos instrutores, pois quando temos profissionais qualificados, que assimilam a demanda mundial, com um maquinário de última geração, certamente é um diferencial importante para atendermos bem à indústria cearense”, disse o Diretor Regional do SENAI Ceará e Superintendente Regional do SESI Ceará, Paulo André Holanda.
“Todas as demandas do sindicato, a FIEC, em nome do Presidente Ricardo, não tem medido esforços para que aconteçam. Este momento é muito especial porque ele contempla grandes e pequenas indústrias. Aqui é um Ceará que se expande, em nosso setor. Eu agradeço em nome de todos os confeccionistas”, disse o Presidente do Sindconfecções-CE, Daniel Gomes.
Também discursou o Presidente do Sindroupas-CE, Paulo Alexandre de Sousa: “Todos nós temos carência de conserto de máquinas eletrônicas no Ceará. Então, esta oficina é de decisiva utilidade, até para decidirmos comprar as máquinas”.
Houve uma visita guiada à oficina e ao parque de máquinas do SENAI Parangaba.
Estiveram presentes, nas inaugurações: o 1º Vice-Presidente da FIEC, Carlos Prado; o Presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará (FAEC), Amílcar Silveira; o Superintendente Regional do Trabalho no Ceará, Carlos Pimentel; o Diretor da FIEC Lélio Matias; o Presidente do Sindialgodão, Marcos Silva Montenegro; o Presidente do Sindialimentos-CE, Isaac Matos Bley; a Presidente do Sindicouros-CE, Márcia Oliveira Pinheiro; a Superintendente do IEL-CE, Dana Nunes; o Superintendente de Relações Institucionais da FIEC, Sérgio Lopes; além de convidados e colaboradores do Sistema FIEC.