Aula inaugural marca início dos cursos de qualificação gratuitos do SENAI EaD em parceria com a Prefeitura de Maracanaú
Com 300 alunos matriculados, tiveram início nesta segunda-feira (01/04) as aulas dos cursos de qualificação na modalidade à distância do SENAI Ceará em parceria com a Prefeitura de Maracanaú. As capacitações têm como objetivo preparar profissionais para atuarem em cargos estratégicos no mercado de trabalho, como Assistente Administrativo, Assistente de Operações Logísticas, Assistente de Recursos Humanos e Assistente de Controle de Qualidade.
A aula inaugural das formações aconteceu na noite desta segunda, na sede do SENAI de Maracanaú, com a presença da equipe pedagógica e docentes da instituição, além de representantes da gestão municipal.
“Esta será mais uma oportunidade de contribuir com a qualificação e inserção de profissionais no mundo do trabalho. A modalidade a distância permite flexibilidade para aprender a qualquer momento e ter acesso às diversas tecnologias que o SENAI disponibiliza para seus alunos, além de promover a inclusão digital e maior autonomia no aprender ao longo da vida”, afirmou a Coordenadora de EaD do SENAI Ceará, Maria Luiza Maia.
João Luís Giffoni, Gerente do SENAI de Maracanaú, ressaltou que a ação realizada junto à prefeitura do município, por meio da Secretaria do Trabalho, Emprego e Empreendedorismo e da Secretaria de Educação, irá garantir formação de qualidade a diversos públicos. "Ficamos extremamente felizes com o auditório lotado. Queremos agradecer a parceria com o Secretário Júnior Gadelha, assim como o apoio do nosso Diretor Regional do SENAI, Paulo André Holanda, e do presidente da FIEC, Ricardo Cavalcante”, ressaltou.
Das 300 vagas ofertadas ao público, 100 foram disponibilizadas a estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da rede pública de Maracanaú. “São pessoas que aceitaram o desafio da transformação digital e muitos deles irão fazer, pela primeira vez, um curso em EAD, então será um desafio tanto para eles quanto para a instituição”, afirmou a Analista de Educação do SENAI de Maracanaú, Bruna Parente.
Ao todo, as formações terão duração de 160 horas e as aulas serão realizadas de forma totalmente virtual. Para isso, durante o primeiro dia de atividades, os estudantes receberam instruções sobre como acessar e utilizar a plataforma educacional.
“Quem ainda não tinha habilidade digital já começa a se inserir a partir de hoje. Nosso objetivo é qualificar para que eles tenham todo o conhecimento e possam ter mais oportunidades no mercado de trabalho”, completou Bruna Valente.
Motivado por amigos que atuam na área, o pedreiro Antônio Carlos Medeiros da Silva decidiu, a partir dos cursos do SENAI EaD, buscar uma nova profissão, dessa vez como Assistente de Recursos Humanos. Aos 39 anos de idade, ele espera adquirir o conhecimento necessário para ingressar no segmento e desenvolver a carreira.
“Muitas pessoas já me disseram que tenho jeito para trabalhar com Recursos Humanos, e isso serve de combustível para que a gente possa correr atrás do nosso objetivo e alcançar essa meta. E acredito que ter uma qualificação e um certificado do SENAI vai abrir muitas portas”, disse Antônio Carlos.
Presente na aula inaugural, Junior Gadelha, Secretário de Trabalho, Emprego e Empreendedorismo de Maracanaú, reforçou que a ação realizada junto ao SENAI Ceará é essencial para oferecer educação profissional de referência à população do município.
“O SENAI é um case de sucesso e a gente entende que o caminho para que a população possa ter mais e melhores oportunidades é por meio dessa qualificação, por isso estamos aqui hoje brindando com chave de ouro”, frisou o Secretário.