SENAI e Furukawa inauguram laboratório de formação prática em Telecomunicações em Fortaleza
Na tarde desta quarta-feira, 03/04, foi inaugurado o primeiro laboratório da Furukawa Electric - América Latina em formação prática em telecomunicações, em parceria com o SENAI Ceará. O foco é promover capacitação de mão de obra principalmente para o setor de infraestrutura de redes de fibra óptica. O laboratório fica na unidade SENAI Centro, em Fortaleza.
As instalações são modernas, onde serão ministrados cursos direcionados a projetos, instalação, manutenção e medição em redes de fibra óptica.
Para o Diretor Regional do SENAI Ceará e Superintendente Regional do SESI Ceará, Paulo André Holanda, o laboratório representa uma parceria importante para o setor e para o estado. “Este laboratório surge em um momento muito oportuno, até pelo contexto de transição energética pelo qual estamos passando, que vai exigir bastante de áreas como T.I. e telecomunicações. Temos, hoje, 17 cabos submarinos de fibra óptica chegando pela orla cearense, pela Praia do Futuro, o que, por si, já justifica termos cursos ligados a esta área. A Furukawa é uma líder mundial neste segmento e nós somos o primeiro SENAI do Brasil a fazer esta parceria. Além disso, instalamos este equipamento em uma escola de excelência como é esta nossa unidade do Centro”, disse. “Acreditamos que, realmente, vamos atender tanto a demanda de empregabilidade como, também, abrir as possibilidades de empreender para quem fizer os cursos”.
A Analista de Treinamento da Furukawa, Fernanda Oliveira, comenta que a parceria com SENAI Ceará é fundamental para a realização deste investimento. “Este nosso primeiro laboratório já é de ponta. E, juntando a força e a referência nacional do SENAI com o conhecimento da Furukawa Electric Academy, que forma profissionais há 25 anos, temos maior alcance em treinamento e capacitação de mão de obra. O HUB de conexões que existe aqui foi decisivo para montarmos este equipamento no Ceará”.
A cerimônia de inauguração do laboratório, no auditório do SENAI Centro, contou com a presença da Diretoria do Sindicato das Indústrias e Empresas de Instalação, Operação e Manutenção de Redes, Equipamentos e Sistemas de Telecomunicação do Estado do Ceará (Sindimest), na pessoa do Presidente, Juarez Holanda Filho, do Vice-Presidente, Urbano Costa Lima, e de Pedro Alfredo da Silva Neto, que é Conselheiro Fiscal da FIEC, além da Gerente do SENAI Centro, Alcilane Mota, instrutores e estudantes.
“Hoje, os 184 municípios do Ceará são ligados por fibra óptica; são mais de 15.000 km de fibra óptica e mais de 1.100 empresas provedoras de internet. Por isso, a importância de um laboratório como este, um empreendimento da Furukawa junto com o SENAI, trazendo tecnologia, capacitação e qualidade de conexão e, consequentemente, mais qualidade de vida para os cearenses”, comentou o Vice-Presidente do Sindimest-CE, Urbano Costa Lima.
Mais sobre o laboratório
O laboratório, fruto da parceria entre SENAI Ceará e Furukawa Electric LatAm, terá como foco a capacitação de profissionais em projetos, instalação, manutenção e medição em redes de fibra óptica. Na primeira fase, serão ministrados três cursos: Práticas em Redes Externas; Medições em Redes Ópticas; e Emendas Ópticas. A expectativa é que ocorra, no mínimo, uma turma com até 20 alunos de cada um dos treinamentos, a cada seis meses, com a capacitação de 120 profissionais por ano. A oferta será gratuita para residentes no Ceará e as inscrições serão divulgadas em breve.
“Nosso grande objetivo é disseminar conhecimento, formando as pessoas desde o início de suas carreiras para, no futuro, estarem capacitadas da melhor forma possível para trabalharem no mercado. Por isso, a importância de ter o SENAI, com seus 80 anos de experiência, como parceiro com um peso significativo na qualificação”, comentou o Gerente Comercial Regional da Furukawa, Felipe Machado.
Os investimentos na criação do laboratório são justificados pelo Ceará ser um grande pólo em desenvolvimento no segmento de TI/Telecom. Considerando a sua posição geográfica, Fortaleza é a cidade da América Latina que concentra todos os cabos submarinos que partem (ou chegam) para a América do Norte e da Europa. Isto significa que o potencial de transmissão e roteamento de dados, na capital, chega a ser maior do que o de São Paulo, por exemplo.
Por: Richell Martins
Fotos: Laura Guerreiro/FIEC