SENAI Ceará inicia curso de Técnicas em Instalações Sanitárias em parceria com a Ambiental Ceará
Com aula inaugural realizada no SENAI Parangaba, tiveram início, nesta segunda-feira (08/04), as atividades do curso de capacitação em Técnicas em Instalações Sanitárias, promovido pelo SENAI Ceará em parceria com a Ambiental Ceará. Os alunos receberão treinamento para atuarem na interligação de imóveis à rede de esgotamento sanitário.
A formação faz parte do projeto Mãos e Obras, que pretende ofertar capacitações em municípios atendidos pela empresa. A turma piloto, composta por 25 alunos, entre homens e mulheres, contará com duração de 60 horas/aula e é voltada para moradores dos bairros Parangaba, Itaoca, Vila Pery, Serrinha e Itapery, em Fortaleza.
Como destaca a Gerente da Unidade de Educação do SENAI Ceará, Sônia Parente, além de representar uma oportunidade de emprego e geração de renda a homens e mulheres participantes, o curso deve contribuir para a universalização do acesso ao esgotamento sanitário no Estado, que é meta da Ambiental Ceará.
“Ficamos muito felizes de ver que a Ambiental Ceará reconheceu no SENAI um provedor de solução para a demanda que eles tinham de capacitar a população para fazer essas instalações sanitárias. Em nome do nosso Diretor Regional, Paulo André Holanda, e do Presidente da FIEC, Ricardo Cavalcante, estamos muito satisfeitos em contribuir com um serviço que é da Ambiental, mas que, acima de tudo, é para a sociedade”, afirma Sônia.
Águeda Muniz, Diretora de Relações Institucionais da Ambiental Ceará, ressaltou a importância da parceria com o SENAI. “Uma das nossas dificuldades é que muitas pessoas não querem ligar as casas delas à rede de esgotamento. Essa turma é importante porque, dentro do curso, os participantes também vão receber aulas de técnicas de vendas de esgotamento, ou seja, vão aprender a vender e, quem sabe, ganhar uma comissão. Não queremos só oferecer um curso, queremos formar empreendedores”, explica Águeda.
A Gerente do SENAI Centro, Alcilane Mota, acrescenta que o curso engloba aulas teóricas na área de construção civil e práticas, nas quais serão utilizadas bancadas didáticas e outras estruturas do SENAI. Já o módulo de empreendedorismo irá preparar os alunos para ingressarem no mercado.
“Eles vão desde trabalhar posicionamento, a preparação para apresentar o serviço e a melhor forma de se estruturar para vender o seu serviço, seja atuando diretamente para o cliente, seja se disponibilizando para que empresas possam contratá-los”, diz Alcilane Mota.
Para a autônoma Inêz Helena de Souza, de 55 anos, a expectativa é que, a partir da capacitação do SENAI Ceará, possa adquirir novas habilidades e, no futuro, novas oportunidades de emprego.
“Em casa eu sou conhecida porque mexo em tudo, sei consertar as coisas, usar furadeira, tudo. Como eu já tinha essa noção, resolvi fazer o curso. Assim, consigo ter prática, fazer os trabalhos dentro de casa e também levar para a comunidade”.
Fotos: George Lucas/FIEC