SENAI e Ambiental Ceará capacitam 23 profissionais para atuarem na universalização do esgotamento sanitário no Estado
O SENAI Ceará certificou, na última sexta-feira (06/05), 23 alunos, entre homens e mulheres, que concluíram o curso de Técnicas em Instalações Sanitárias, realizado em parceria com a Ambiental Ceará no intuito de capacitar profissionais para atuarem na interligação de imóveis à rede de esgotamento sanitário. Além da habilitação, os participantes receberam, ao final do curso, um kit de ferramentas para auxiliar nas atividades que irão desempenhar no mercado de trabalho.
Formada por moradores dos bairros Parangaba, Itaoca, Vila Pery, Serrinha e Itapery, em Fortaleza, a turma deu início ao projeto Mãos e Obras, que irá oferecer treinamentos em municípios atendidos pela empresa. A proposta é colaborar para a universalização do acesso ao esgotamento sanitário no Estado.
“Estamos qualificando profissionais junto com a Ambiental Ceará para contribuir com essa importante demanda por saneamento. Com essa turma, o SENAI Ceará consegue, cada vez mais, mostrar sua capacidade de formar a mão de obra que o mercado precisa, e as pessoas certificadas hoje são os atores principais desse processo”, destacou Sônia Parente, Gerente da Unidade de Educação do SENAI Ceará. “Em nome do Presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará, Ricardo Cavalcante, e do Diretor Regional do SENAI Ceará, Paulo André Holanda, queremos agradecer à Ambiental Ceará pela parceria”, acrescentou.
Diretora de Relações Institucionais da Ambiental Ceará, Águeda Muniz afirmou que o suporte concedido pelo SENAI Ceará foi fundamental para a realização do curso. “Já conhecíamos o SENAI, mas ficamos positivamente impactados com essa parceria, por todo o suporte que nós tivemos e os alunos também”, enalteceu.
Segundo ela, ao longo deste ano, a capacitação deve ser replicada em outros municípios atendidos pela empresa. “Nós queremos que essas pessoas sejam empreendedores e nossos fornecedores, atuando na universalização do esgotamento sanitário”, completou Águeda.
Para a empreendedora Maria de Fátima de Albuquerque, uma das certificadas, além de uma conquista pessoal e profissional, a formação representa uma oportunidade de se inserir em um novo segmento de mercado. “No início, não sabia direito o que era, mas quando passou a teoria e chegou na parte prática, vi que me identifiquei demais com a área e espero muito trabalhar nela”, afirmou.
Eletricista e encanador, Marcos Paulo Moreira, também certificado, destacou que o curso agregou novos conhecimentos à experiência que já possuía no ramo. “Já havia executado alguns serviços de ligações residenciais, mas não tinha a parte técnica que aprendemos aqui. Minha expectativa, agora, é trabalhar junto à Ambiental Ceará. Eles têm metas a cumprir, então minha intenção é ajudar e ter meu ganho também”.