no script Na Inglaterra, Paulo André Holanda se reúne com representantes da Energy System Catapult, da Universidade de Sheffield e de Cranfield - SENAI/CE - Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial

Na Inglaterra, Paulo André Holanda se reúne com representantes da Energy System Catapult, da Universidade de Sheffield e de Cranfield

24/05/2024 - 14h05

Na manhã desta terça-feira, 20/05, o Diretor Regional do SENAI Ceará e Superintendente Regional do SESI Ceará, Paulo André Holanda, realizou uma visita técnica ao Centro de Inovação em Combustíveis de Aviação Sustentáveis ​​(SAF-IC) do Translational Energy Research Centre (TERC), um centro de pesquisa personalizado para o desenvolvimento e teste de combustíveis sustentáveis de aviação. Holanda estava acompanhado de Keilla Castro, Gerente de Planejamento do Complexo Industrial e Portuário do Pecém, e de Isabela Maciel, Assessora do SENAI Ceará para Transição Energética.

“Estamos participando desta missão sob orientação e a liderança do Presidente da FIEC, Ricardo Cavalcante, que não mede esforços para aproximar o SESI, o SENAI e o IEL de grandes centros pesquisa, inovação e de treinamento, para que possamos, sempre, oferecer o que há de melhor para os industriais cearenses e também para o desenvolvimento do nosso estado”, afirma Paulo André.

O SAF-IC é financiado conjuntamente pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional e pela Universidade de Sheffield. O centro é o primeiro do Reino Unido a realizar processos como capturar gás carbônico (CO2), produzir hidrogênio, convertê-lo em combustíveis de aviação sustentáveis ​​e analisar o seu desempenho e sustentabilidade técnica, em um único local. A instalação funciona em combinação com o Centro de Pesquisa Energética para apoiar pesquisas de ponta e fornecer capacidades de testes necessários para ajudar a preparar combustíveis de aviação sustentáveis ​​para uso comercial.

Os laboratórios possuem equipamentos para verificar diferentes rotas de produção do combustível, além de uma turbina para teste, onde é possível analisar a performance, a emissão de carbono, as características de ignição, entre outros testes.

Segundo Paulo André Holanda, a visita aos centros de inovação é uma oportunidade de colaboração do Reino Unido com o Ceará: “O consulado do Reino Unido no Brasil, em nome da Larissa Bruscky, tem apoiado cada vez mais a inovação bilateral, e oportunidades como essa fortalecem a inovação em nosso país.” Representando o Porto do Pecém, Keilla Castro avaliou a missão como bastante produtiva: “Viemos conhecer de perto o que está sendo desenvolvido e encontrar sinergias que possam contribuir com o desenvolvimento do hub de hidrogênio do CIPP.”

A infraestrutura proporciona desenvolvimento do capital intelectual, atrai investimentos para o país e aumenta a eficiência produtiva dos investimentos. “Devemos nos inspirar e buscar compartilhar experiências com grandes centros de pesquisa como estes para desenvolver a ciência e a tecnologia em nosso estado”, conclui Isabela Maciel .

Estiveram presentes na reunião: Felipe Cruz, Assessor de Negócios e Inovação Internacional do Energy System Catapult; Mazen Musaeed, Gerente de Desenvolvimento de Negócios da Universidade de Sheffield; Dr. Ehsan Alborzi, líder do SAF-IC; Ihab Ahmed,
RA em combustão avançada de turbinas a gás; Matthew Jos, Gerente de Prática ESC; e Jonathan Morris, Líder de Insights Estratégicos na National Grid ESO.

À tarde, a comitiva seguiu para uma reunião na universidade de Cranfiel, uma instituição que desenvolve pesquisas em diferentes níveis de maturidade e, em 2021, foi classificada como líder mundial no Research Excellence Framework (REF), sendo classificada entre as cinco melhores universidades do Reino Unido, em termos de receitas provenientes de pesquisas comerciais e de consultoria para empresas e indústria.

O principal laboratório desta universidade consiste em um reformador para produção de hidrogênio azul. A planta piloto foi construída com um investimento de 9 milhões de libras e, a partir da reforma do gás natural, obtém-se hidrogênio e se captura o carbono. Com capacidade de produção diária de 700kg de hidrogênio, a 16bar, os testes no HyPer são feitos para que a tecnologia possa ser escalada para nível comercial.

A reunião foi conduzida por Dr. Ali Nabavi, Chefe Interino do Centro de Energia Renovável e de Baixo Carbono e Professor Sênior em Sistemas de Energia. Foram apresentadas pesquisas sobre geração de hidrogênio em alto mar, a partir de energia solar flutuante; estudos sobre energia das marés; e desenvolvimento de novos catalisadores para produção de hidrogênio. As visitas aos laboratórios foram conduzidas por: Dr. Luofeng Huang, professor de Engenharia Mecânica - Sistemas de Energia Renovável; Dr. Sandun Dissanayake, pesquisador em geração de hidrogênio turquesa; e Dr. Jerry Luo, professor sênior em armazenamento e coleta de energia.

 

Acompanhe o Sistema FIEC nas redes sociais:

SENAI - Departamento Regional do Ceará | CNPJ: 03.768.202/0001-76
Av. Barão de Studart, 1980 - 1º andar - Aldeota - Fortaleza/CE - CEP: 60.120-024
Política de Privacidade & Copyright