SENAI Ceará conclui turmas do curso de Salgadeiro em parceria com Grupo Mulheres do Brasil e Condomínio Espiritual Uirapuru
O SENAI Ceará concluiu, nesta sexta-feira, duas turmas do curso de Salgadeiro, promovido em parceria com o Grupo Mulheres do Brasil e o Condomínio Espiritual Uirapuru (CEU). Ao todo, 20 homens e mulheres foram capacitados para atuar na fabricação de salgados e, a partir do conhecimento adquirido, terão a oportunidade de se inserir no mercado de trabalho.
A cerimônia de encerramento das turmas aconteceu na padaria da instituição Obra Lúmen, localizada no CEU, que disponibilizou a estrutura para realização do curso.
“Essa parceria com o Grupo Mulheres do Brasil é uma iniciativa do Presidente da FIEC, Ricardo Cavalcante, e do Diretor Regional do SENAI Ceará, Paulo André Holanda, que têm interesse em transformar as vidas de pessoas em vulnerabilidade social, por meio da educação profissional. Nosso foco é capacitar com cursos que causem impacto na vida das pessoas e permitam que elas tenham autonomia financeira. Nesse sentido, a parceria com o Grupo Mulheres do Brasil é muito importante, porque elas fazem a articulação entre o SENAI e várias instituições sociais”, afirma Cláudia Vasconcelos, Analista Administrativa do SENAI Ceará e Interlocutora dos Projetos Sociais.
Segundo Vera Lima, Líder do Comitê de Empreendedorismo do Grupo Mulheres do Brasil, fizeram parte das turmas moradores de comunidades da região e pessoas em situação de vulnerabilidade social atendidas por instituições do Condomínio Espiritual Uirapuru.
“São pessoas que normalmente não teriam acesso a esses cursos e que estão fazendo por meio do trabalho de responsabilidade social da FIEC e do CEU”, explica Vera. “Queremos capacitar não somente no aspecto técnico, mas também preparar para o mercado de trabalho, para que os participantes possam gerar os próprios recursos e terem uma vida mais digna”, acrescenta.
Para a cabeleireira Keila de Araújo Chaves afirma que o curso foi uma oportunidade de descobrir habilidades e obter uma nova fonte de renda. “Já é um costume meu fazer cursos, mas nunca tinha feito na área alimentícia. Esse curso caiu como uma luva, porque minha filha vai casar e já está contando com meu aprendizado para fazer os salgados da festa dela. Agora, pretendo continuar me capacitando para abrir meu próprio negócio”.
Marcus Brito, Diretor Presidente do CEU, ressalta a importância das capacitações junto ao SENAI Ceará na promoção de autoestima ao público assistido pela organização. “Essas pessoas conseguem, além de um local de acolhimento, evoluir para o mercado profissional ou para o empreendedorismo. Vemos nas falas daqueles que passam pelas capacitações o resgate da autoestima, porque sentem que possuem algo que não vai ser tirado, que é um título profissionalizante”.