SESI e SENAI Ceará são homenageados por boas práticas de gestão e assistência social, em sessão da ALECE
Na noite desta terça-feira, 02/07, o Superintendente Regional do SESI Ceará e Diretor Regional do SENAI Ceará, Paulo André Holanda, foi um dos homenageados na sessão solene da Assembleia Legislativa (ALECE), em homenagem às Boas Práticas de Gestão na Assistência Social do Estado do Ceará. Diversas outras personalidades e municípios cearenses foram homenageados com certificações.
Representando as duas instituições do Sistema FIEC, Holanda recebeu o certificado que dá relevância ao papel histórico das casas em Capacitação Profissional. “Este reconhecimento é fruto de um trabalho desenvolvido por uma equipe importante do SESI e do SENAI Ceará. Temos outras grandes ações lideradas pelo Presidente da FIEC, Ricardo Cavalcante, em parceria com outras instituições. E nosso carro-chefe é a educação. Nós perseguimos, dentro da Federação das Indústrias, a educação de qualidade, com eficácia, que prepara nossos filhos e filhas para o trabalho, para o empreendedorismo, pois isso é o que dignifica as pessoas”, comentou ele.
Criada por iniciativa da jornalista Silvana Ximenes Frota, a certificação de Boas Práticas de Gestão na Assistência Social do Estado do Ceará existe há 27 anos e premia municípios que mais investem em programas socioassistenciais, voltados para as populações em situação de vulnerabilidade, especialmente crianças e adolescentes, pessoas com deficiência, mulheres e idosos. Também são homenageadas instituições que têm papel fundamental para o desenvolvimento social do Ceará.
“São 27 anos promovendo e divulgando o trabalho nos municípios e em algumas instituições que também executam projetos voltados para a assistência social. Nós nos sentimos felizes por ter tido essa ideia e ainda poder realizar um evento de reconhecimento ao trabalho de muitos profissionais, como assistentes sociais, primeiras-damas, secretários de assistência social e algumas instituições. Todo esse trabalho é acompanhado de uma Revista especial, dando, assim, transparência e divulgação às escolhas”, comentou Silvana Frota, que também é editora da revista “Ceará e Municípios”.
Por conta do recente incêndio que atingiu a casa legislativa cearense, no último dia 20/06, o evento foi realizado, em caráter excepcional, no auditório do SENAC Aldeota. A sessão foi requerida pelo deputado estadual Sérgio Aguiar, que também é Presidente da Comissão de Orçamento, Finanças e Tributação da ALECE. “Parabéns a todos os envolvidos neste importante trabalho, notadamente o Governo do Estado, a Assembleia Legislativa, os Municípios cearenses e as empresas privadas. A assistência social do Ceará é referência para o Brasil e exemplo copiado por outros países”, comentou o Deputado.
Além de Paulo André Holanda, também receberam a homenagem, personalidades como: o Presidente da ALECE, Deputado Evandro Leitão, e a Primeira-Dama, Cristiane Leitão, com a Certificação de Responsabilidade Social (representados por Sérgio Aguiar); a Primeira-Dama do Estado, Lia Freitas, pelo programa “Ceará Sem Fome”, com a Certificação de Inclusão Social; a Vice-Governadora e Secretária Estadual das Mulheres, Jade Romero, pela implementação do programa “Ceará por Elas”; a Secretária Estadual de Proteção Social, Onélia Santana; o Presidente do Sistema Fecomércio-CE, Luiz Gastão Bittencourt (representado pelo Assessor de Relações Institucionais, Marcos Pompeu), com a certificação de Capacitação Profissional; e o Presidente do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), Desembargador Abelardo Moraes, pela abertura de mais dois novos Juizados da Mulher no Estado; e, representando todos os prefeitos do Ceará, o chefe do executivo municipal de Quixadá, Ricardo Silveira.
Os 25 municípios cearenses homenageados nesta edição foram: Acaraú, Aracati, Barreira, Baturité, Beberibe, Camocim, Canindé, Eusébio, Forquilha, Horizonte, Ibiapina, Icó, Iguatu, Itapipoca, Jaguaretama, Maranguape, Massapê, Nova Russas, Quixadá, Redenção, São Benedito, Sobral, Tauá, Ubajara e Várzea Alegre.
Texto: Richell Martins / Fotos: Laura Guerreiro