SENAI Ceará realiza provas do SAEP em libras pela primeira vez no Estado
O SENAI Ceará, por meio do Programa SENAI de Ações Inclusivas (PSAI), celebrou uma conquista inédita, promovendo, pela primeira vez no Estado, a aplicação de provas do Sistema de Avaliação da Educação Profissional (SAEP) com o apoio de intérpretes de libras. Além de questões traduzidas por vídeo na prova objetiva, realizada no último dia 8 de junho, os participantes puderam contar com o apoio de intérpretes presencialmente, na prova prática, que aconteceu no dia 25 de junho.
O SAEP mensura a qualidade dos serviços dos profissionais dos cursos técnicos do SENAI Ceará. Todos os anos, os alunos das seis unidades do Estado são submetidos a exames objetivos e práticos. O objetivo é que eles atinjam o maior nível na escala de desempenho para que estejam aptos ao mercado de trabalho.
“O SENAI Ceará já vem há dois anos atuando fortemente no Programa SENAI de Ações Inclusivas, que traz todo um diferencial de atendimento nas escolas, cursos adaptados e tecnologias. Agora, somos um dos primeiros departamentos regionais a trazer esse auxílio em um momento importantíssimo da vida do estudante, que é a realização da prova do SAEP”, destaca a Gerente da Unidade de Educação do SENAI Ceará, (Uned) Sônia Parente. “A avaliação em si já é momento de tensão e o aluno precisa ter a segurança de que está contando com todo o apoio e o suporte, tanto de estrutura como de pessoas que vão lhe auxiliar nesse processo”, acrescenta.
Régia Sousa, Interlocutora PSAI do Departamento Regional do SENAI Ceará, afirma que a parceria com os intérpretes de libras é fundamental para o desenvolvimento de ações voltadas para a inclusão.
“Inclusão é um aprendizado constante e diário e o SENAI, como uma instituição de ensino de excelência, preza, por meio de suas ações, que todos sejam acolhidos e incluídos”, pontua Régia.