Finep Day reúne setor produtivo, academia e poder público para potencializar oportunidades de investimento e crédito para projetos de Tecnologia e Inovação
Na tarde desta quinta-feira (04/07), a Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) e a Finep Inovação e Pesquisa, empresa pública vinculada ao Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), realizaram o Finep Day Fortaleza, na Casa da Indústria. O evento reuniu empresários, empreendedores e pesquisadores de universidades públicas e privadas, com o propósito de apresentar informações sobre investimentos para pesquisa, desenvolvimento e inovação criados pelo programa Finep Mais Inovação.
A abertura da programação contou com a participação do Gerente do Departamento Regional Nordeste da Finep, Ossi Ferreira; do Superintendente Regional do SESI Ceará e Diretor Regional do SENAI Ceará, Paulo André Holanda, representando o Presidente da FIEC, Ricardo Cavalcante; da Superintendente do Instituto Euvaldo Lodi (IEL) e responsável pelo portfólio de Transformação Digital do Sistema FIEC, Dana Nunes; do Pró-Reitor Adjunto de Relações Interinstitucionais da Universidade Federal do Ceará, Barros Neto; do Vice-Reitor de Pesquisa da Universidade de Fortaleza (Unifor); e da Secretária Executiva da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Estado do Ceará (Secitece), Adeline Lobão.
Paulo André Holanda ressaltou aos presentes a relevância de ações como o Finep Day para possibilitar a viabilidade de grandes avanços em ciência e tecnologia para o Ceará, apresentando investidores ao que vem sendo desenvolvido em âmbito acadêmico no Estado.
"É um momento importante onde podemos ouvir o que a Finep está investindo, essa instituição super importante que financia projetos em todo país. Aqui na Casa da Indústria nós conseguimos aglutinar industriais, professores, pesquisadores que queiram apresentar projetos viáveis para o desenvolvimento do nosso Estado. E nisso o SESI e o SENAI podem entrar como os grandes executores, tanto no Instituto SENAI de Tecnologia como na própria Unidade de Educação. Quando a gente une academia, setor produtivo e as políticas públicas, os nossos planos ficam muito assertivos", afirmou.
Em seu pronunciamento aos presentes, Ossi Ferreira detalhou que a Finep vem em processo de recomposição do seu Fundo Nacional de Desenvolvimento de Ciência, Tecnologia e Inovação, e para 2024 o aporte disponível para investimento em projetos está em R$ 13 bilhões. "Nós sabemos que, para poder desenvolver o Brasil, é preciso que a Indústria se desenvolva, que as empresas se desenvolvam, cresçam para gerar emprego, renda e qualificação. A inovação é a bola da vez hoje no mundo. Tudo que acontece tem a ver com o tema: indústria 4.0, Inteligência Artificial, Internet das Coisas. E isso está entrando nas empresas, entrando na Indústria com muita força. Obviamente, a FIEC tem aqui no Ceará um papel determinante nessa relação. Por isso não poderíamos fazer diferente em ter a Federação como parceiro determinante para ajudar a desenvolver o Brasil neste processo".
Para a Superintendente do IEL Ceará, Dana Nunes, o Finep Day é um momento pertinente para conexão de expertises entre as casas do Sistema FIEC e os projetos que buscam viabilidade, no sentido de aumentar as potencialidades na atração de investimentos para desenvolver cada um deles.
"O IEL hoje tem uma atuação muito forte e está totalmente inserido dentro do ecossistema de inovação. Quando você olha para o ecossistema, você tem desde o momento da concepção da startup até o momento da conexão com a Indústria e as necessidades que essas empresas têm. A partir do momento que o IEL tem essa visão totalmente 360, ele passa a entender qual é a necessidade da estrutura, o que a Finep e outros agentes hoje têm que vai contribuir para que a empresa realmente possa submeter projetos. Hoje o IEL tem uma equipe com toda a expertise para identificar, propor e ajudar as empresas a elaborar os projetos, cumprir todos os requisitos e conseguir que os seus projetos sejam aprovados", pontuou Dana.
Representando o Governo do Estado, a secretária Adeline Lobão avaliou que há um momento de pactuação entre todos os setores do Ceará para o desenvolvimento tecnológico e atração de negócios para o campo da inovação. "O Ceará hoje marca uma nova etapa de investimentos em inovação. Nós estamos reunidos aqui com todas as instituições para acelerar a inovação em nosso Estado. As nossas universidades públicas e privadas têm um papel importantíssimo dentro do desenvolvimento do nosso Estado. As empresas hoje podem se desenvolver, mas não têm como fazer isso sozinhas. Então, é preciso ter a interligação entre as àreas, essa união que consegue fazer que o ciclo se feche. Precisamos dar as mãos para fazer o Ceará avançar, entendendo o papel de cada um".
Apresentações técnicas
Durante a tarde de evento, foram realizadas apresentações técnicas. A Analista de Fomento da Finep, Rafaelly Fortunato, apresentou os programas de investimento, linhas de financiamento e editais abertos. Dentre as chamadas públicas estão projetos na área de Saúde, Energias Renováveis, Bioeconomia, Cadeias Agroindustriais Renováveis, Mobilidade Urbana, Tecnologias Digitais, Aviação Sustentável e Soberania e Defesa Nacional. Foram detalhados os critérios de seleção, a classificação de maturidade tecnólogica e o acompanhamento técnico e financeiro dos projetos, assim como as vantagens para as parcerias na captação de recursos para os investimentos. A equipe da Finep realizou ainda um momento de perguntas e respostas para tirar as dúvidas dos participantes do encontro.
"É uma alegria estar aqui neste momento tão importante. Nós fizemos questão de buscar essa articulação com o ecossistema local de inovação cearense, principalmente o pessoal que atua fortemente em Fortaleza, porque a Finep tem feito em todas as capitais do Brasil essa apresentação do Finep Day com o objetivo de publicizar ao máximo esses editais que foram lançados no âmbito do Programa Mais Inovação Brasil", avaliou Rafaelly.
O Sistema FIEC participou do momento de apresentações com o Gerente de Inovação e Tecnologia SENAI Ceará, Tarcisio Bastos, que detalhou ações de SESI e SENAI nas áreas de ciência e tecnologia; e o Especialista de Inovação do IEL, Fábio Braga, que divulgou aos presentes os serviços do Instituto Euvaldo Lodi para os empreendedores.
"O nosso papel aqui é fazer essa articulação. Trazer para o empresário a informação organizada e qualificada sobre as possibilidades de investimento. E também estamos aqui para dizer que as casas que compõem a Federação das Indústrias estão preparadas para ajudar na captação desses recursos que estão aí no mercado, mais especificamente agora oferecidos pela Finep", argumentou Tarcisio Bastos.
Em seguida, apresentaram detalhes sobre o campo de pesquisa em suas respectivas instituições a Pró-Reitora de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), Joélia Marques; o Pró-Reitor Adjunto de Relações Interinstitucionais da UFC, Barros Neto; e o Vice-Reitor de Pesquisa da Unifor, José Milton.
"Nós estamos juntando aqui as três hélices: o poder público, responsável por colocar recursos públicos na pesquisa para o desenvolvimento do país, a academia, que se dedica a resolver os problemas com linhas de pesquisa, mestrado, doutorado, e as empresas, que têm papel fundamental colocando o projeto que foi pensado para rodar e à disposição no mercado", expôs Barros Neto em sua fala.
Finep e o Finep Day
A Finep Inovação e Pesquisa é uma empresa pública vinculada ao Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), e organiza, por meio do Departamento Regional da Finep no Nordeste, o Finep Day, junto aos setores da Indústria. A iniciativa busca criar conexões entre toda a cadeia da inovação, com foco em ações estratégicas, estruturantes e de impacto para o desenvolvimento sustentável do Brasil.
Sobre o Finep Mais Inovação
O Finep Mais Inovação é um programa executado por meio de financiamento reembolsável, operado diretamente pela Finep e utilizando recursos próprios, do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT) e do Fundo para o Desenvolvimento Tecnológico das Telecomunicações (Funttel).
Cada projeto submetido é avaliado pela Finep e enquadrado no Finep Mais Inovação, caso esteja alinhado às missões e objetivos específicos descritos pelos editais e apresentem níveis médio ou alto de grau e relevância de inovação. As condições de financiamento (taxas, prazos de carência e total e percentuais de financiamento) podem ser verificadas no www.finep.gov.br.