no script Instituto SESI SENAI de Tecnologia tem projetos premiados em Congresso Nacional de Eficiência Energética - SENAI/CE - Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial
telefone(85) 4009.6300

Instituto SESI SENAI de Tecnologia tem projetos premiados em Congresso Nacional de Eficiência Energética

24/09/2024 - 15h09

O Instituto SESI SENAI de Tecnologia do Ceará recebeu reconhecimento no 20º Congresso Brasileiro de Eficiência Energética (COBEE), evento promovido pela Associação Brasileira das Empresas de Serviços de Conservação de Energia (ABESCO), em São Paulo (SP), nos dias 19 e 20 de setembro. Na categoria "Pesquisa em Eficiência e Sustentabilidade", conquistou o 1º lugar, com um biodigestor móvel, desenvolvido em parceria com a 3e Soluções, que transforma resíduos orgânicos em biogás e biofertilizantes, gerando 750 kW de energia por mês. A pesquisa é voltada para pequenas e médias propriedades rurais, usando resíduos como esterco de aves.

Já na categoria "Projeto de Eficiência Energética - Indústria", conquistou o 2º lugar, com a consultoria realizada para o SESI Ceará, liderada pelo consultor Tiago Gomes, que propôs soluções para otimizar o consumo de energia, com previsão de economia de R$170 mil anuais, demonstrando como a eficiência energética pode trazer não só economia financeira, mas também soluções sustentáveis e eficientes para grandes organizações.

“Participar da premiação do COBEE foi uma das experiências mais incríveis da minha carreira. O COBEE é o principal congresso de eficiência energética do Brasil. Essa edição foi ainda mais especial, já que fomos amplamente reconhecidos pelos nossos projetos. Na categoria ‘Projeto de Eficiência Energética - Indústria', ficamos em 2º lugar, e, na categoria ‘Pesquisa em Eficiência e Sustentabilidade’, em 1º. Este prêmio só reforçou o compromisso do SENAI em criar soluções sustentáveis que beneficiem a indústria e o campo”, comentou Isabelly Silveira, Consultora em Química do SENAI Ceará.

“Ver o Ceará se destacando num evento de nível nacional, como o COBEE, foi um orgulho enorme. Esses prêmios só reforçaram a importância da inovação e da pesquisa para o futuro da eficiência energética e da sustentabilidade, e me deixaram ainda mais motivada a seguir nesse caminho”, completou Silveira, que também foi premiada com o 3º lugar na categoria “Pesquisa em Eficiência e Sustentabilidade”, com seu projeto de mestrado em Energia e Ambiente (Unilab), intitulado "Explorando Biomassa Residual para Geração de Hidrogênio Verde", focado em uma alternativa sustentável para gerar energia a partir de biomassa residual, trazendo o hidrogênio verde como uma grande promessa para a transição energética global.

Acompanhe o Sistema FIEC nas redes sociais:

SENAI - Departamento Regional do Ceará | CNPJ: 03.768.202/0001-76
Av. Barão de Studart, 1980 - 1º andar - Aldeota - Fortaleza/CE - CEP: 60.120-024
Política de Privacidade & Copyright
Balão de Chatbot
whatsapp-icon