Rede de Bibliotecas SENAI Ceará recebe Paulo Vanderley, no projeto “Encontro com o Autor”
Na tarde desta terça-feira, 1º de outubro, o auditório da Escola SESI SENAI Parangaba ficou lotado para receber o projeto “Encontro com o autor”, promovido pela Biblioteca SENAI da unidade. O convidado desta edição foi Paulo Vanderley, pesquisador e autor do livro “Luiz Gonzaga - 110 anos do nascimento”, lançado em homenagem ao “Rei do Baião”.
Na abertura, a plateia assistiu à apresentação Coral da FIEC, regido por Domyzia Almeida, com o acompanhamento de Alvany Silva, que cantou duas músicas do repertório de Luiz Gonzaga: “Respeita Januário” (Humberto Teixeira / Luiz Gonzaga) e “Xote das Meninas” (Luiz Gonzaga / Zé Dantas). Em seguida, o jovem aprendiz Adryan Cliver recitou versos em homenagem ao “Gonzagão” e ao autor convidado.
Paulo Vanderley apresentou a cronologia de sua relação íntima com a história de Luiz Gonzaga, desde sua infância, morando em Exu, até os tempos atuais, 35 anos após a morte do Rei do Baião, espalhando a vida e a obra do ídolo, através de projetos como um site, um livro e a exposição itinerante (que, atualmente, está em Fortaleza).
"A Rede de Bibliotecas SENAI visa promover o gosto pela leitura e compreende que as ações que promovem o acesso ao livro, a leitura e a literatura fomentam essa habilidade e compete, portanto, às bibliotecas ser esse espaço. Agradeço à Bibliotecária Denyse Borges e à Assistente de RH Victoria Costa, pela organização desse momento junto aos alunos do SENAI Parangaba e a todos os demais envolvidos para que esse momento fosse possível.”, disse a Coordenadora da Rede, Karla Farias.
"Tive a oportunidade incrível de prestigiar a linda homenagem sobre Luiz Gonzaga, o rei do baião, que representa tão bem a raiz do nosso Nordeste. Paulo Vanderley exerce um trabalho belíssimo e impecável, para não permitir que essas memórias passem despercebidas", comentou Vitória Evilane, 20, aluna do curso de Auxiliar de Produção.
Ao final, houve sorteio da publicação “Luiz Gonzaga - 110 anos do nascimento” para os estudantes.
Fotos: Laura Guerreiro/FIEC