SENAI Ceará promove evento de encerramento de Plano de Trabalho Social em residencial do Minha Casa Minha Vida no bairro Granja Lisboa
O Residencial Independência II, localizado no bairro Granja Lisboa, em Fortaleza, celebrou novas perspectivas para melhor qualidade de vida e mais oportunidades de emprego e renda na comunidade. Na última quinta-feira (17/10), o SENAI Ceará promoveu, em parceria com o Projeto Minha Casa Minha Vida (MCMV) e a Secretaria das Cidades do Estado do Ceará, o evento de encerramento do Plano de Trabalho Social (PTS), que desenvolveu uma série de ações em benefício das famílias que residem no conjunto habitacional.
O projeto levou para residenciais do MCMV, situados em áreas de vulnerabilidade social, reuniões comunitárias, plantões sociais, ações cidadãs, oficinas de saúde bucal para crianças e adolescentes, além de cursos profissionalizantes ofertados pelo SENAI Ceará.
Durante a cerimônia, foram certificados 59 moradores da comunidade no Granja Lisboa em Fabricação de Salgados. Ao todo, alunos de três turmas concluíram a capacitação, após cumprimento da carga horária de 20 horas em cinco dias de aulas realizadas na Unidade SENAI Centro.
O sucesso da ação foi comemorado pela equipe, que destacou a boa adesão de mulheres da comunidade interessadas em adquirir conhecimento no setor de alimentos. Além do curso de Fabricação de Salgados, há uma turma de Corte e Costura em andamento no Independência II, com a expectativa de mais 20 alunos a receberem certificados.
"Esse projeto é fruto de uma parceria do SENAI com a Secretaria das Cidades, que atua diretamente nos residenciais do Projeto Minha Casa Minha Vida. Já atuamos em diversos residenciais e hoje estamos aqui no Residencial Independência, no Granja Lisboa, onde ofertamos cursos nas áreas de Costura e de Alimentos, e agora concluímos a formação de salgadeiros. É muito interessante ver esse processo do início ao fim. Pudemos acompanhar muitos adultos retornando à sala de aula, após muito tempo afastados, e tendo novas oportunidades no mercado de trabalho. Essas capacitações nos residenciais fomentam a autonomia financeira e também a ampliação dos serviços prestados dentro do próprio bairro", contou a Analista de Educação do SENAI Centro, Aline Severiano.
A oferta de qualificação profissional é construída, além da parceria entre o Sistema FIEC e o Minha Casa Minha Vida, com o apoio de uma rede de mobilização, que une lideranças comunitárias e equipes da Federação das Indústrias do Estado do Ceará e da Secretaria das Cidades.
"Nós estamos encerrando aqui este projeto social, que faz parte do Plano de Desenvolvimento Socioterritorial (PDST), acompanhado pela Secretaria das Cidades, e que realiza essa programação em parceria com o SENAI. Trata-se de uma política que contribui muito para a autonomia de renda e independência financeira das pessoas que vivem aqui no residencial. Muitas vezes, elas têm vontade de realizar cursos e buscar qualificação, mas nem sempre têm oportunidade. Quando essa iniciativa chega, voltada para a comunidade, abre-se um leque de possibilidades. Muitos que estão desempregados, parados, sem perspectivas de crescimento, passam a se motivar com novas alternativas no mercado de trabalho, ao desenvolver outras habilidades", explicou a Técnica Social do Residencial Independência II, Larissa Rodrigues.
Fomento aos negócios dentro da comunidade
Mobilizadora no conjunto habitacional no Granja Lisboa, Vitória Régia divulgou a oferta do curso de Fabricação de Salgados na vizinhança, convicta de que essa era uma oportunidade para melhorar a vida e criar novas fontes de renda para os moradores do local. Além de mobilizar a comunidade, ela também participou das aulas com empenho e agora está animada para começar seu próprio negócio de venda de salgados.
"O curso foi maravilhoso. Eu sempre tive vontade de aprender a fazer salgados. Lá, tive a oportunidade de aprender cinco tipos diferentes de massas de salgado, além de conhecer pessoas maravilhosas. De agora em diante, pretendo fazer meus produtos para vender no condomínio. Nós temos um grupo de WhatsApp e vou começar a postar lá as minhas ofertas", relatou.
A moradora Alexandra Sousa já trabalhava no ramo de alimentos, mas sempre sonhou em ter o seu próprio empreendimento. Quando surgiu a chance de fazer o curso do SENAI, ela não hesitou em se inscrever.
"Eu tenho um projeto de montar um negócio de salgados há muito tempo. O curso foi uma oportunidade maravilhosa, que me ajudou a entender melhor como colocar esse projeto em prática, vendendo meus salgados com tudo o que aprendi sobre qualidade dos alimentos, preparo das massas e até precificação dos produtos. Estou muito animada para o que vou começar agora", disse, sorrindo.