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CNI e FIEC promovem Road Show de Iniciativa de Facilitação do Comércio

27/08/2015 - 16h08

Com principal objetivo de facilitar a identificação dos benefícios para atuação no comércio exterior, a Confederação Nacional das Indústrias (CNI), em parceria com o Centro Internacional de Negócios, da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), realizou nesta quarta-feira (27/08), o “Road Show: Iniciativas de Facilitação do Comércio”. O evento contou com participação de empresários e executivos que atuam no setor.

Durante o evento, foram apresentados os três sistemas que promovem a facilitação para as empresas que atuam no comércio exterior ou para aquelas que desejam atuar, são eles: o Portal Único, o Programa OEA e o CAPTA. “Esses são assuntos de grande importância para a economia brasileira, relacionados ao processo de importação e exportação”, enfatiza o superintendente do Centro Internacional de Negócios, Eduardo Bezerra.

A gerente de Serviços e Internacionalização da CNI, Sarah Saldanha, ressalta que esse evento surge da necessidade de encontrar soluções diferentes para agregar credibilidade competitiva para as indústrias, através de alternativas para àqueles que desejam atuar no comércio exterior.

O Portal Único é uma iniciativa do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio (MDIC) e da Receita Federal do Brasil (RFB), que tem como objetivo facilitar os trâmites documentais, tornando-os mais eficientes. O Programa OEA, é responsável pela certificação das empresas atuantes no comércio exterior, inciativa da RFB. Essas ações têm contribuição do Instituto Procomex e da CNI. O CAPTA é uma iniciativa do MDIC, junto com a Embaixada Britânica, para divulgação de tarifas e compromissos de serviços previstos nos acordos comerciais em vigor.

Essas iniciativas apresentam o acesso as informações para atuar no comércio exterior, as mudanças positivas e os alinhamentos, com incentivo da certificação e de parcerias comerciais. Além, do incentivo a exportação e a identificação de bens e serviços, com qualidade nas informações, sempre com o objetivo de impulsionar as operações do comércio exterior.

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