Existe algum processo seletivo para ingressar nos cursos técnicos?
Não. Para ingressar em qualquer um dos cursos técnicos oferecidos pelo SENAI, é necessário ir à unidade responsável pela oferta do curso munido das documentações informadas a seguir e realizar o pagamento da matrícula:
- Histórico escolar e certificado de conclusão do ensino médio ou declaração da escola comprovando que o aluno está devidamente matriculado e frequentando regularmente, no mínimo, o 2º ano do ensino médio;
- Carteira de identidade ou carteira nacional de habilitação;
- Cadastro de pessoa física – CPF;
- Comprovante de residência;
- Duas fotos 3X4 atualizadas.
O que é preciso para realizar a matrícula nos cursos do SENAI?
Apresentar RG, CPF e comprovante de residência. É preciso, ainda, verificar a exigência de outros documentos necessários à comprovação do atendimento de pré-requisitos para matrícula no curso desejado.
Quais são as formas e condições de pagamento dos cursos do SENAI?
O pagamento dos cursos pode se dar à vista ou parcelado nos cartões Visa, Mastercard, Diners Club e Hipercard. A quantidade de parcelas varia conforme o valor do curso.
Como faço para concorrer às vagas dos Cursos de Aprendizagem Industrial?
O SENAI qualifica jovens entre 14 e 24 anos para atuarem na indústria por meio de contrato de aprendizagem. O processo de seleção inicia na própria indústria e esses jovens são encaminhados ao SENAI para submissão a processo seletivo. Quando há vagas disponíveis, não preenchidas pela indústria, o SENAI divulga as vagas abertas à comunidade através da mídia ou do próprio site.
Perdi meu certificado. É possível obter uma segunda via?
Sim. Basta se dirigir à unidade na qual realizou o curso e preencher o requerimento de solicitação da 2ª via do documento. Será necessário também informar alguns dados cadastrais, como: nome do curso, ano de conclusão, duração e turno. É possível que haja cobrança de taxas.
O SENAI oferece cursos nos fins de semana?
Sim, algumas unidades do SENAI possuem esta prática, outras não. Na programação de cursos é possível verificar estas informações.
O SENAI oferece cursos à distância?
Além dos cursos presenciais, o SENAI, atendendo a demanda crescente de profissionais desejosos de ampliar seus conhecimentos, disponibiliza alguns cursos na metodologia à distância (online). Com este método de aprendizado, o profissional pode estudar onde e no horário que for mais conveniente sem prejudicar outras atividades. Acesse a página de cursos EaD e confira.
Como faço para concorrer a uma das vagas para trabalhar no SENAI?
Os interessados em compor o quadro de colaboradores do Sistema FIEC (FIEC, SESI, SENAI e IEL) deverão acessar a página de Recursos Humanos e inserir seus dados de cadastro. Havendo vagas disponíveis e condizentes com o perfil cadastrado, a área de RH entrará em contato por telefone ou e-mail. Também é possível acompanhar as oportunidades disponíveis através desta página, na qual constam todos os detalhes da vaga e do processo de seleção de cada uma delas.
Como faço para receber ofertas de cursos?
Para receber as ofertas de cursos do SENAI, basta inserir nome e e-mail no campo Newsletter, localizado na página inicial deste site.
Todos os cursos do SENAI são de qualificação profissional?
Não. Há modalidades diferentes. A seguir a descrição de algumas delas:
- Cursos de Aprendizagem: São cursos de iniciação profissional, oferecidos aos jovens que concluíram o ensino fundamental e possuem idade entre 14 a 24 anos.
- Cursos de Qualificação: São cursos que visam preparar o aluno para exercer determinada profissão no mercado de trabalho, dirigidos a maiores de 16 anos com escolaridade variável. A carga horária mínima é de 160h.
- Cursos de Aperfeiçoamento: São cursos de curta e média duração cujo objetivo é contribuir para o aprimoramento do aluno na profissão que exerce. A carga horária é variável.
- Cursos Técnicos: São cursos de formação técnica de nível médio que garantem ao aluno diploma de Técnico para o exercício de determinada profissão no mercado de trabalho. A carga horária mínima é de 800h (para a parte teórica, não incluindo o Estágio Supervisionado ou o Trabalho de Conclusão de Curso - TCC que é requisito indispensável à conclusão do curso).